SELOS

O selo é um dos artigos mais comum no mundo dos colecionadores. São selos antigos e novos. Aí vai de cada colecionador escolher o seu. Os selos são de cartas ou outras coisas. Podem ser carimbados ou não.
Para se colecionar não há uma regra, como que a de o selo precisar se carimbado ou precisar ser antigo. Você pode colecionar qualquer tipo de selo, seja ele do século passado ou ainda desse ano.
Existem os selos nacionais, internacionais, temáticos, e peças raras como os selos dos tempos imperiais do Brasil, peças encontradas apenas com colecionadores antigos e muito determinados. Comece você também a sua coleção de selos.






Por volta: de 1966, certa autoridade calculou que se havia emitido mais de 156.000 tipos diferentes de selos ao redor do globo! Só a Europa é responsável por pelo menos 54.228 destes. Não é de admirar que os colecionadores de selo tendam a se especializar em tipos específico






O objetivo deste hobby é selecionar selos para compor uma coleção, que pode ser geral ou temática. Existem coleções que além dos selos possui informações sobre o tema, parâmetro utilizado por muitas pessoas nas coleções temáticas.
Enquanto entre as coleções gerais, pode-se dizer que se dividem em mundo e país. É frequente encontrar coleções com apenas selos de um país, assim como de qualquer lugar do mundo. Quando não seguem nenhum critério este tipo de coleção é usual entre iniciantes.
Apesar de diferenças entre os vários tipos de coleções, além do que foi dito, um único ideal une os filatelistas de todo o mundo: a vontade de conhecer mais sobre um lugar, objeto, pessoa, país, etc. É o conhecimento que estimula os filatelistas a continuar com seu hobby apesar da diminuição das correspondências via Correios
.s!